O que é a Navalha de Ockham?
A Navalha de Ockham é uma ferramenta de investigação heurística, um método mental que ajuda a encontrar respostas adequadas a um problema. É uma ferramenta filosófica e recebe a designação de navalha por "cortar" a hipótese mais improvável. As ferramentas filosóficas usadas na investigação científica não são testadas cientificamente, mas logicamente.
Um exemplo da aplicação da Navalha de Ockham seria: se uma pessoa com visão deficiente vê um disco voador durante um torneio de frisbee em um dia de neblina, é mais provável que seu relato de OVNI seja devido a uma explicação mais simples — confundindo um frisbee com um OVNI. Observe que a segunda hipótese requer um número menor de premissas para explicar o fenômeno. Isto ajuda a descartar hipóteses e explicações improváveis.
No entanto, é importante ter em mente que nem sempre a explicação mais simples é a correta, mas devemos nos ater as evidências que possuímos, ser econômicos em nossas premissas e descartar o que é absurdo ou extremamente improvável. No campo da biologia, por exemplo, vejo que as explicações tendem a se tornar cada vez mais complexas a medida que as pesquisas científicas avançam. Mas isto nem sempre é fruto de erros, mas sim de novos trabalhos que expandem a investigação, encontram novas evidências, consideram novas variáveis antes não abarcadas em trabalhos anteriores e/ou utilizam novas metodologias.
Comentários
Postar um comentário