Se o homem evoluiu do macaco, por que ainda existem macacos?

Se o homem evoluiu do macaco, por que ainda existem macacos?


Este é com certeza um dos questionamentos mais equivocados do senso comum que se tem sobre a evolução - quando falamos de evolução do ser humano, a primeira imagem que vem à mente da maioria das pessoas do senso comum seria esta:


Mas não foi bem assim que Darwin propôs em suas teorias no começo. Constate o que o historiador israelense Yuval Harari escreve num dos seus livros:

“É uma falácia comum conceber essas espécies como dispostas em uma linha reta de descendência, com os ergaster dando origem aos erectus, os erectus dando origem aos neandertais e os neandertais dando origem a nós. Esse modelo linear dá a impressão equivocada de que, em determinado momento, apenas um tipo de humano habitou a Terra e de que todas as espécies anteriores foram meros modelos mais antigos de nós mesmos.”

— Fonte: Sapiens: Uma Breve História da Humanidade. Página: 11.

O homem não evoluiu especificamente do macaco, como muitos afirmam de maneira errada. Mas temos semelhanças genéticas com eles. Uma imagem que descreva corretamente a evolução humana seria essa:


É por este motivo que ainda existem macacos atualmente, porque fazemos parte de uma ramificação evolutiva diferente da ramificação que "eles" pertencem.

Foi feito um mapeamento genético por pesquisadores, e o estudo, publicado na revista científica Nature: The bonobo genome compared with the chimpanzee and human genomes - apontou que compartilhamos 99,6% do nosso DNA com os chimpanzés e 98,7% do DNA com os bonobos e, isso não significa que evoluímos dos chimpanzés ou dos bonobos, mas sim que temos um parentesco evolutivo com esses animais. Nós, humanos somos inseridos na ordem primata dentro da "tabela" taxonômica. Veja a seguir:

Analise as características similares que existem entre estes animais abaixo:




Estes são alguns que fazem parte do grupo dos Felídeos (felinos) 

Geneticamente e esteticamente, estes animais são muito parecidos entre si, mas isso não significa que a onça-pintada evoluiu do tigre, por exemplo. Porém, estes 15 felinos possuem um ancestral em comum que os originou, assim como nós, seres humanos, temos um ancestral em comum com os outros primatas. Por este motivo, somos similares tanto na genética como na aparência.





Comentários