Erros sobre o Big Bang
Fato é, que, várias pessoas têm ideias totalmente equivocadas sobre o Big Bang, por isso eu faço esse texto demonstrando alguns dos maiores erros que se tem sobre essa teoria científica.
1- Que se trata de uma explosão
Essa com certeza é um dos maiores erros quando se fala do Big Bang. Respondendo rapidamente: absolutamente não foi uma explosão. Explosão é o lançamento súbito de um conteúdo para um espaço circundante. O Big Bang foi o início da expansão do espaço do universo.
Muitos cometem esse erro devido ao termo "Big Bang" que significa "Grande explosão", mas essa expressão foi cunhado pelo astrônomo Fred Hoyle apenas como uma forma "marcante" de diferenciar o modelo ao qual ele defendia (teoria do estado estacionário) do Big Bang.
2- Que se trata do surgimento do universo
Absolutamente não! O Big Bang não foi o surgimento do Universo, que, então, já existia, mas, sim, o momento em que começou a expansão de seu espaço (e não espaço-tempo). Tal expansão não é um aumento de seu tamanho, que sempre permanece infinito, mas da separação entre seus lugares.
3- Que o Universo todo estava concentrado em uma região extremamente pequena
O Universo todo sempre foi desde o surgimento e continua sendo infinito. A expansão cósmica não é um aumento do tamanho do Universo e sim um aumento da separação entre seus lugares. O que era extremamente pequeno era o Universo Observável, que é apenas a porção do Universo que "veio a ser" no Big Bang.
Comentários
Postar um comentário